Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página


Três e Meio Séculos de História e Conquistas

A fundação de Taubaté remonta ao ano de 1640, quando chegaram as primeiras famílias de povoadores que se fixaram nas proximidades de uma aldeia de índios Guainá, cujo nome era Tabaibaté.

Fundada por Jacques Félix, foi o primeiro núcleo oficial de povoamento do Vale do Paraíba. Em 5 de dezembro de 1645 foi elevada à categoria de vila com a designação de São Francisco das Chagas de Taubaté.

De Taubaté, ainda no século XVII, partiram inúmeras bandeiras que atravessaram a Mantiqueira e semearam povoações, entre elas as conhecidas "cidades históricas" de Minas Gerais. Em 1842 conquistou a condição de cidade, a primeira do Vale do Paraíba e, ainda naquele século, passou a se destacar como importante centro produtor de café e pelo pioneirismo industrial.

Atualmente, Taubaté encontra-se perfeitamente integrada à realidade regional e nacional, recordando com orgulho suas origens históricas e com a certeza de ter sempre contribuído para a História Nacional.


Uma cidade próspera

Prédios do complexo da pioneira Companhia Taubaté Industrial (CTI), fundada em 1891Com uma população de mais de 270 mil habitantes e um crescente desenvolvimento industrial, a cidade é um sinônimo de prosperidade.

Além de um pólo industrial, Taubaté é uma cidade educacional por excelência. A rede de ensino é composta por 191 escolas (75.565 alunos), entre estaduais, municipais e particulares, inclusive profissionalizantes, e uma grande universidade (UNITAU) que oferece 37 cursos e 50 habilitações (11.035 alunos) em 3 áreas.

O Sistema de Saúde conta com 3 hospitais, sendo 1 público e 2 privados, oferecendo 301 leitos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 145 particulares, e ainda 1 pronto socorro municipal, o município também dispõem de uma equipe de Serviço de Internação Domiciliar (para 100 pacientes), 6 Núcleos para o Pragrama de Agentes Comunitários e 13 equipes para o Programa de Saúde da Família, 1 Posto d Atendimento Médico Estadual e 1 Serviço de Administração de Remédios.

Na agricultura, destaca-se a produção de arroz, milho, batata, feijão, cana para forragem e, ainda , a implantação de agro-indústrias prevista no Programa de Expansão Industrial. A pecuária é a leiteira que atualmente passa por um processo transformação, tornando-se mais profissional e eficiente.

Museu da Imigração Italiana - QuiririmO município possui um diversificado parque industrial, com destaque para o ramo automobilístico (Volkswagem e Ford), mecânico (Alston), equipamentos eletrônicos (LG) autopeças, químico, telecomunicações, fundições (Usiminas) e produtos alimentícios.

Possui uma infra-estrutura ímpar, sendo totalmente suprida com energia elétrica, cujo fornecimento garante o seu constante crescimento. É plenamente integrada por um amplo e variado sistema de telecomunicações, inclusive internacionalmente via Embratel. Quase a sua totalidade é servido por água tratada (95%) e ligado à rede de esgoto (90%). A assistência médico-sanitária compreende 3 hospitais, 25 postos de saúde e 4 prontos-socorros.


Três e Meio Séculos de História e Conquistas

Taubaté possui uma localização turística invejável, próxima de praias paradisíacas e da beleza incontestável da Serra da Mantiqueira. Possui uma excelente estrutura hoteleira, além de clubes e balneários. A região é palco de muitas festas típicas e tradicionais, como a da colônia italiana de Quiririm e a Festa da Imaculdada com seus figureiros.

A cidade tem o privilégio de ser o berço de Monteiro Lobato e preserva o seu nome mantendo o local que inspirou os seus livros infantis, a Chácara do Visconde ou "Sitio do Pica-Pau Amarelo", onde há um museu que guarda pertences e estórias do escritor, revividas através de atrações como a Semana "Monteiro Lobato", com amplo programa cultural e Artístico.

O cinema aqui fez história com o ator e produtor Amácio Mazzaropi e o seu consagrado Jeca, cujo acervo pode ser visto no "Museu do Caipira". A arquitetura é representada pôr casarões do tempo do ciclo do café, pela torre sineira do Convento de Santa Clara, fundado em 1674 e pela imponência e harmonia das linha de estilo neogótico da Igreja de Santa Terezinha.

Para acessar o site oficial da cidade Clique aqui

Fim do conteúdo da página