Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

                     O Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (Btl Mnt Sup Av Ex) é uma Unidade Operacional cuja missão precípua é realizar a manutenção do material de aviação das Unidades da Aviação do Exército, bem como o suprimento específico de aviação em proveito destas, seja em ações de combate, operações de apoio à comunidade ou exercícios, de forma a assegurar a disponibilidade das aeronaves.

                     Suas missões específicas e organização foram definidas com base na doutrina de emprego da Av Ex. Em combate, o Grupo de Aviação do Exército (CAvEx) opera junto ao Exército de Campanha, tendo como elementos subordinados os Esquadrões de Helicópteros e o B Mnt Sup Av Ex.

                     Diante disso, o Batalhão não possui em sua estrutura organizacional subunidades de saúde e de intendência, o que o diferencia de um Batalhão Logístico (B Log). Em campanha, as UAe, inclusive o B Mnt Sup Av Ex, terão suas necessidades logísticas, não específicas de aviação (víveres,combustível para viatura, etc.), supridas pelo elemento logístico que esteja mais próximo.

                     No seu cotidiano, além de executar inspeções nível 3º Escalão nas aeronaves Esquilo e Pantera, realiza em suas oficinas especializadas a manutenção até nível 4º Escalão em diversos componentes das aeronaves.


                     Embora o suprimento de combustível de aviação não seja doutrinariamente sua responsabilidade, o Batalhão presta este tipo de apoio em prol das Unidades de Aviação sediadas em Taubaté.

                     A dedicação e o esforço de seus integrantes , de ontem e de hoje, mantém o Batalhão na busca de melhorias contínuas através da implementação de conceitos modernos de manutenção, como a preditiva, e de técnicas atuais de gerenciamento, como a Administração Pela Qualidade Total e a utilização da informática nos processos de controle. Assim, o B Mnt Sup Av Ex vive alimentando-se da evolução tecnológica e o seu dia-a-dia éo contínuo adestramento no real combate da manutenção.



 

Fim do conteúdo da página