APRESENTAÇÃO

A Aviação do Exército (AvEx) é o segmento aéreo do Exército Brasileiro e foi recriada com o objetivo primaz de proporcionar aeromobilidade ao mesmo. Além disso, ela carrega consigo o desígnio de ser um vetor de modernidade para, com isso, constituir-se num pólo de absorção, domínio e difusão de tecnologia e doutrina deste segmento da guerra moderna. Para tanto, a cada dia, a Aviação do Exército vem se desenvolvendo pelo constante aprimoramento técnico-profissional de seus integrantes, pelo adestramento operacional de seus elementos orgânicos e pelo aperfeiçoamento das doutrinas atinentes ao emprego da aviação em prol da Força Terrestre.

Apesar de sua recente recriação e dos vários óbices naturais do percurso, a Aviação vem percorrendo com êxito o seu caminho, ou melhor, o seu vôo. Estas páginas eletrônicas têm por finalidade ser uma fonte de informações da Aviação do Exército e de seu caminhar, tanto para o público interno do Exército como para aqueles que queiram saber algo sobre as asas da Força Terrestre.

Ao percorrê-la, o internauta poderá conhecer as origens da Aviação Militar a partir de sua gênese, ocorrida nos campos de batalha da Guerra da Tríplice Aliança e por iniciativa do Duque de Caxias; a época laureada pelo destemor e audácia dos primeiros aeronavegantes e pela utilização das primitivas máquinas voadoras do princípio do século e o ressurgimento de uma aviação apta ao terceiro milênio, com o mesmo espírito dos pioneiros e alçada pela tecnologia, capacitação e profissionalismo. Além disso, visa à difusão da constituição e organização da AvEx pela apresentação das Organizações Militares que a compõem e das aeronaves empregadas.

Não se pode deixar de retratar, também, alguns dos aspectos de Taubaté, cidade próspera e de ricas tradições que tão bem acolheu a Aviação do Exército. Desejamos ao visitante uma feliz navegação e que tenha os seus anseios de informações atendidos.